domingo, 21 de março de 2010

MARATONA "CLUB SEITA" 2010


No fim de semana 13 e 14 de Março, alguns Aikedores, deslocaram-se a Oliveira do Hospital, para marcar presença num evento do qual o nosso membro Nuno Nunes, fazia parte da organização. Assim sendo António Jesus, Gil Franco, Júlio Correia, Miguel Vale e o "reforço" Nuno Franco, começaram este FDS, com um agradável jantar (que até começou mal) em Avô, onde também dormimos numa das muitas casas do Jesus. Alvorada de domingo com 0º e partida para o local de concentração. Duas distâncias 45km (GF e JC) e 65km (AJ, MV e NF) e resultados conforme se anexa; uns bons, outro, nem por isso. Percurso duro, muito técnico, com muita lama e num quase constante sobe e desce, sendo poucas as zonas onde se podia rolar, no entanto um percurso bastante bonito, com "single-tracks" e com o "teste do álcool" (onde o GF, chumbou). No fim, banho (quase frio) e almoço, com uma carne de porco à alentejana. Balanço positivo, especialmente pela parte do convívio, como sempre. Cumprida a tradição da "mini" antes do jantar (NF, cortou-se; razões religiosas, de marca, de cor, quiçá - ponto a rever em futuras participações-). Um pequeno aperitivo para o FDSH2010. Parabéns ao NN e a toda a organização.
(Mais imagens em anexo)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

FDSH 2010




Pois é meus amigos, novo ano e o FDSH 2010 à porta para colocar de novo os "AIKEDORES ON TOUR". A proposta deste ano é a VIA ALGARVIANA (para os menos atentos http://www.viaalgarviana.org/ ). 5 etapas, cerca de 310km e um desnível acumulado de 8431,93m, mais metro, menos metro, nada que que assuste os intrépidos, AIKEDORES! A "logística" está a mexer; onde comer, onde dormir, locais ao longo do percurso com minis, tudo está a ser preparado, para que mais uma vez, tudo corra bem! Impôe-se um encontro dos interessados, para apresentar a proposta de itinerário, definir datas e começar a tratar dos alojamentos, o que é o mais critíco. Até lá, deixo-vos com uma imagem do percurso, da autoria do nosso "rookie" (?!) Nuno Nunes.


Um grande abraço e desejo de vigorosas pedaladas neste ano.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

FDSH 2008




Ano de 2008, edição 11 do FDSH dos AIKEDORES, sem grandes discussões, chegou-se a um consenso; simplificar a logística, fazendo "base" num único ponto e a partir daí, fazer etapas a começar e terminar sempre no mesmo sitío. O ponto escolhido, foi o Parque de Campismo do Serrão, perto de Aljezur, em plena Costa Vicentina. 2 casas com capacidade para 4 pessoas cada, foram o local da dormida. Ano em que não houve "rookies"! Alexandre Rodrigues, Carlos Correia, Francisco Chora, Gil Franco, Miguel Pereira, Miguel Vale, Ricardo Ferreira e Rui Veiga, foram os oito "magnifícos", que se propuseram, manter a tradição e perpetuar o lema: "por trilhos nunca antes pedalados" (ou talvez não!).


Tempo magnifico, com sol q.b., a permitir uns banhos na Praia da Amoreira e na piscina do parque de campismo, datas a coincidirem com o "Europeu de futebol", visto na esplanada do parque, acompanhado pelo "chá" de cevada e malte e pelo meio, uma decepção, com o Festival de Gastronomia "Sabores do Mar" em Aljezur...mau, mau. muito mau mesmo! Para esquecer essa desilusão, só o restaurante e bar "nã-ti-rrites", no parque de campismo do Serrão, pertença do nosso amigo Jorge, excelente anfitrião e com uma qualidade de comida, capaz de retemperar as nossas energias, mesmo no dia em que ao engano, procurámos os "Sabores do Mar"! ***** para a massada de peixe...soberba!


Falando das pedaladas própriamente ditas, 07 de Junho, foi o dia do primeiro "trilho nunca antes pedalado", passando por Odeceixe e percorrendo um total de 83km, em que na parte final o grupo se dividiu em 2, tendo parte optado por a partir de Odeceixe (onde se passou 2 vezes), regressar por estrada, passando pelo Rogil e os outros seguido o "track", com uma parte final muito "arenosa".


No dia 08, a ligação de carro a Marmelete, partindo daí, para a Fóia, regressando por Monchique de novo a Marmelete. Devido ao elevado calor e à aproximação do "homem da marreta" a alguns, optou-se pelo regresso a Marmelete por estrada. Na subida após Monchique, o grupo dividiu-se tendo parte, efectuado a ligação completa ao Serrão, com um misto de asfalto e terra. 69km, foram o balanço do percurso "oficial".


Dia 09 (na véspera, tinham lá ficado carros para o regresso), a ligação Serrão/Sagres, passando por Aljezur, Carrapateira, Amado, Cordoama, Castelejo, Tonel... num total de 72km. Relevo tremendo, com muitos "vales" e o grupo a ressentir-se em Vila do Bispo onde almoçámos. O "homem da marreta" e uma perna inchada (fosse picada de insecto ou erva quiçá venenosa), reduziram a 4, os que chegaram a Sagres, chegada essa comemorada com um excelente Gin tónico.


Mais um ano de maravilhosas paisagens, boa comida (excepção para os "Sabores do Mar"), cerveja e vinho q.b. e aquela Camaradagem, apanágio destes dias!


São estes dias (não só mas também), que nos fazem aguentar 365-FDSH dias de stress...


Para todos um obrigado por mais um óptimo FDSH!
Fotos no link FDSH 2008

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Geo-Raid Ultra Estrela 2009


Nos passados dias 20 e 21 de Junho, os nossos "rookies" (?!), Julio Correia e Nuno Nunes, participaram no Geo-Raid Ultra Estrela, uma prova para "homens de barba rija", tendo brilhantemente acabado dentro do tempo regulamentar previsto.

Para eles, uma salva de palmas...CLAP!


Mais informações em http://www.geo-raid.com/

quinta-feira, 18 de junho de 2009

E TUDO COMEÇOU ASSIM...


Chamem-lhe "CANAL HISTÓRIA", chamem-lhes "dinossaurios", mas tudo começou assim. Embora já existindo e já pedalando, fosse em provas (sim, estivémos federados e participámos em diversas provas tanto do campeonato nacional e taça de Portugal de cross-country e down-hill), fosse no passeio de fds, foi em 1996, ligando Quintos a Vila Real de Sto. António, que os FDSH, nessa altura ainda sem esse nome começaram. Imberbes, mas já bebendo umas minis, Alexandre Rodrigues, Francisco Chora (Kiko), Gil Franco, João Rafael, Luis Crispim, Miguel Pereira e Paulo Vieira, foram os pioneiros, com direito a reportagem na revista Bike. Em autonomia total, apenas com a ajuda de cartas militares e bússola (meu rico GPS), em 3 dias, foi feita essa ligação, acompanhando a margem poente do "grande rio do sul", o Guadiana. Para breve o post, com as fotos.

Até lá.

Em conversa com um amigo meu que também gosta de pedalar ( e tem um blog, ligado à fotografia) e falando do nosso cabeçalho, ele acabou por conjugar a imagem com o texto e sugeriu-me a imagem que anexo. A mim parece-me bem! Comentários...

Ah, obrigado Mauro!

terça-feira, 16 de junho de 2009